sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

mais um passo para o conhecimento global

Pois hoje vou alargar mais um pouco os meus horizontes vínicos, eheh tarefas dificeis da vida dura de restauração.

Passo a explicar, desloquei o meu traseiro ali ao estabelecimento comercial de venda de vinhos local e comprei o seguinte artigo, Moscatel Roxo Rosé 2007, um vinho de José Maria da Fonseca um produtor já bem conhecido que está agora nas maos de Domingos Soares Franco, vice-presidente e enólogo. Já agora ficam a saber que a famíla Soares Franco preside a JMF há 170anos, mais coisa menos coisa... culto eu hein..

Pois então devo-vos contar que estou curioso, MUITO, para provar este vinho.

A casta... Moscatel Roxo, pois, uma casta rara pelo que consta, que já é conhecida no Vinho Moscatel do DSF Colecção privada, pois uma coisa cara, um chamado vinho generoso. Mas pronto toda a gente sabe o que é um vinho moscatel... alem de que Moscatel é a casta!!!

Pois agora façam um vinho rosé disto... epah... pois a cor é facil imaginar de onde vem, agora a minha curiosidade é como é que este vinho não vai ficar doce demais!! sim eu sei a vinificação foi diferente, epah e eu tb sou meio leigo.. Mas pronto tou curioso e por isso hoje ao jantar VOU PROVAR!!! Faz parte da minha profissão tenho de estar actualizado..

Sim tb sei que já passou da hora comum de jantar... Epah vidas duras como eu disse..

9 comentários:

  1. Está quase!!!! mesmo quase... epah hoje vou jantar mm tarde... fonix...


    e para ser original neste comentário nao vou usar a palavra pois.. ups.. pois já usei.. enfim.. pois nao sei o que fazer.. pois soa-me bem.. bah...

    ResponderEliminar
  2. Devias ter guardado esse vinho para um jantar com os amigos.

    ResponderEliminar
  3. O José Maria Fonseca é o senhor no rótulo? Ele deve ter mesmo orgulho no vinho dele, caramba...

    ResponderEliminar
  4. Não O senhor do rótulo é Domingo Soares Franco... É um enólogo tipo brincalhão... gosta de fazer testes mas sim tb tem muuuitas coisitas boas...

    Pois este rosé foi uma experiência engraçada.. É leve, um pouco aquoso em demasia.. muito aromatizado, flores brancas e jasmim é o que vem na ficha técnica e realmente nota-se... o nariz é fantástico, mesmo.. na boca lá está, o aquoso... tem aroma, tem um amargo muito bom quase parece aquele toque a espumante, alias aquilo como espumante deve ser bom.. falta-te consistencia.. O facto de ser uma casta muito doce explica o tal aquoso, teve de ser diluído é o que parece. Os 13,3% sentem-se.. bem...

    Epah no geral é engraçado, não diria que é um grande vinho, não, não é... é um bom refresco, sem dúvida tem um nariz fantástico, um paladar agradável mas um boca muito sem corpo..

    Eu diria que é uma brincadeira cara, tendo em conta o preço nao sei se vale.. enfim, mas quem sou eu... Caro Domingo Soares Franco adoro o Moscatel Roxo mas em Rosé, hum... foi giro... talvez um espumante meu caro.. mas se o fizer nao se esqueça que eu quero provar atenção ao preço...

    ResponderEliminar
  5. olah.. dei aí um erro de cromice... É que isto ontem tava marado e eu escrevi este comentário 4 vezes.. e não reparei que dei aí um erro GRAVE!!! é que escrevi Domingo mas o senhor chama-se Domingos.. enfim...

    ResponderEliminar
  6. Estou espantado, é poesia em volta da garrafa. Mas que bem.

    ResponderEliminar
  7. zzzzzzzzzzzzzzzzzz....

    Eu queria mesmo era prová-lo!!!!

    eventualmente as opiniões variam e nada melhor do que várias para se chegar a uma conclusão, LOL.

    Assim sendo, devias ter distribuído um copo pelos amigos....

    ResponderEliminar